0

Economia dos Sentimentos

Posted by Eve Rojas on 6:42 AM
“Love is too young to know what conscience is,
Yet who knows not conscience is born of love?”

(William Shakespeare, Soneto 151)


Bem que eu queria saber implementar a moral economy de Bauman. Eu queria ser o sujeito auto-centrado, afeito a mudanças, sempre atento a balança comercial, àquela relação “custo/benefício” que tanto anima os empresários. Bauman ensina: quanto maior o envolvimento, maior os riscos. Exija espaço. Distancie-se dos outros. Corra dos abraços apertados. Isso tudo se você quer ser um sujeito de sucesso e não um outsider do mercado. Porém, nesse mercado amoroso eu não quero ser produto nem consumidor - alienado.

E aí entra o contraponto e o ponto de confronto da exclamação. Se você não constrói uma marca, corre o risco de virar mercadoria barata; e isto significa mais adiante, se tornar uma pessoa descartável. E então? O Que fazer? Alguém quer ser a liquidação de verão do outono passado? Eu que não quero. Portanto, o nosso produto tem, em tempos de produtos da china, que passar confiança, tem q ser o próximo McDonald’s do japão.

Não sei você, mas acho que estou fadada ao fracasso mesmo. Do McDonald’s só como a batatinha e tomo shake - e ainda estou de dieta! -, ou seja, não amo muito tudo isso. E dizem por aí que para o sucesso, o amor é a melhor estratégia. Mas, vem cá, alguém por acaso sabe qual é a melhor estratégia do amor para um discidente de Bauman? Eu lembro apenas da lógica sacra. Aquela que diz que perdoar é um exercício de amor. Todavia não sei se essa lógica é resquício da moral cristã que ainda permeia a minha constituição, mero egoísmo, ou burrice em alto grau. Acho que é parte da sabedoria popular que diz que a vida é um bumerangue. Do jeito que você joga, volta para você. Embora haja no caminho de volta alguns percalços. A gente leva uns tapas, umas rasteiras, que não faziam parte do combinado. Como saída – ou como pena –, Eu transformo a dor de amor em uma metamorfose íntima. A evolução, o caos e a ponte de safena.

Os dias seguem assim. Tudo depende da imaginação e da capacidade de quebrar com a rotina. Romantic love X Market forces. É a mutabilidade, inconstância e efemeridade da beleza, do amor e da vida, junto aos estragos causados pelo tempo. And all in war with Time for love of you, As he takes from you, I engraft you new. And sorrows end.

Quem dera fosse assim tão fácil acabar com o sofrimento. São mudanças inevitáveis. Falta-nos saber como reinventar o “nosso” amor, implementar estratégias discursivas talvez. But one is able to adopt the strategy of a lover only when not in love.

E não sou Shakespeare dedicando sua obra ao Conde Henrie. Não estou a procura de melhorar minhas credenciais sociais. Mas “O amor que dedico à Vossa Senhoria é infinito: dele, este Panfleto sem começo é tão-somente uma pequena e supérflua Porção (...) O que fiz é vosso, o que tenho a fazer é vosso,sendo parte de tudo o que tenho, dedicado a vós”. Thoughts of love. Just thoughts of love.

Eu não sei se é excesso ou falta de self-love, eu não sei usar estratégia e talvez eu descubra que the joke was on me. Não importa. Sei que tínhamos na verdade o nosso pilar mais cobiçado. Tínhamos no olho o entendimento de qualquer ato. Tínhamos na pele o desejo mais ardente, na cumplicidade o valor da eternidade, na alma a certeza da reciprocidade do ser amado. E o nosso sonho não se perdeu. Nem Charrière poderia ser tão farsante. Fairest creatures. Fairest Love.

Contudo compreendo a necessidade de liberdade tanto para mim quanto para ti. Quero poder ir e te deixar ir, quero deixar de parar, de me aliar sempre ao teu olhar. Se um dia voltar é porque nos conquistamos, se partirmos é porque nunca nos possuímos. Assim, simples como um clichê.E agora, é hora de partir. So, pass me by.

Some things in life may change but some things they stay the same. I’ll be fine. Just give me time. Some thing broke down the other day…you know.

|

0 Comments

>

Copyright © 2009 PASSIONATE? All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates